Buscar
  • Marilice Zanato

Constelação Familiar – As crianças amam incondicionalmente

Atualizado: Abr 13


Os filhos amam os pais cegamente quando pequenos e são capazes de fazer qualquer coisa por eles.


Muitas vezes, em constelações eu percebo que problemas que meus clientes apresentam, estão diretamente ligados a responsabilidades, pactos silenciosos que eles fizeram para proteger seus pais das dores que eles viviam no passado.


Um filho é capaz de inconscientemente tomar o lugar do pai que partiu para ficar ao lado da mãe.


Uma filha é capaz de inconscientemente tomar o lugar da mãe que partiu para ficar ao lado od pai.


Um filho é capaz de sabotar inconscientemente uma chance de sucesso na vida adulta, por lembrar que os pais tiveram tantas dificuldades no passado e passaram fome, então ele não se sente digno de ter sucesso, uma vez que os pais fracassaram no passado.


São tantas histórias, e na grande maioria das vezes, os pais não pediram, as crianças que assistiram a essas histórias e acharam que poderiam suportar essa dor para aliviar o peso dos pais diante de tanto sofrimento.


Pais que se separam por conta de traição e a criança, sem entender nada do que está acontecendo, fica do lado de um dos pais (provavelmente o que sofreu a traição) mas no coração delas, gostariam de também de estar com o pai que causou o sofrimento, e ela fica dividida entre os pais. Possivelmente irá repetir o modelo na vida adulta, por fidelidade afetiva ao pai que sofreu.


Mas pense comigo, se para os pais isso era pesado, imagina para uma criança.


Estou contando tudo isso, pois temos que nos responsabilizar pelo que dividimos com nossas crianças. Elas são sensíveis e delicadas e alguns destinos são pesados demais para elas.


Então, o que é problema dos adultos fica com os adultos. E é importante dizer isso para elas.


“O papai e a mamãe estão com um problema, mas nós vamos resolver, não se preocupe, você não tem nada a ver com isso”. Essa é uma frase que pode ser aplicada em situações de crise e conflito.


E se possível, poupe a criança, mas não menospreze a capacidade que ela tem de amar.


As crianças amam incondicionalmente.

Categorias

Tags

Observação:

Todo o conteúdo deste blog é de minha autoria.

Ele tem o objetivo de informação e reflexão e não substitui o processo psicoterapêutico.
 

Caso queira publicar algum texto do blog, peço por gentileza mencionar a autoria e me encaminhar um link para que eu também possa acompanhar a publicação.

Receba as novidades
do blog! 

Obrigado pelo envio!

 </