Constelação Familiar – Buscando uma nova recolocação profissional
Atualizado: 14 de abr. de 2021
Este texto faz parte de uma série de textos que irá explicar um pouco como uma Constelação Familiar Individual é realizada.
Cliente procura constelação para lidar com dificuldades relacionadas à esfera profissional.
Refere estar com dificuldade para conseguir uma recolocação profissional e veio buscar na constelação um melhor entendimento sobre o que pode estar influenciando.
Solicito ao cliente que me conte sobre sua trajetória profissional.
Depois de compreender um pouco mais a sua história, iniciamos a constelação familiar individual com bonecos.
Peço para ele escolher um boneco para representar ele e outro boneco para representar a última empresa em que ele trabalhou.
A própria escolha dos bonecos já traz informações sobre como será o movimento da constelação.
O sistema demonstra que existe um problema entre o cliente e a empresa anterior, porém com uma inversão de papéis. Ele teve problemas com um ex gestor, com o qual carregava ressentimentos até os dias atuais.
Fazemos alguns movimentos e algumas frases são empregadas neste processo de maneira que ele reconheça que a empresa não lhe fez nada.
Colocamos cada um deles em seus devidos lugares, de maneira a também colocar a empresa no lugar dela.
Para ampliar a perspectiva deste movimento, peço que ele escolha outros bonecos para representar as empresas anteriores, de maneira a colocarmos toda a vida profissional dele e reverenciarmos cada uma das histórias, cada uma das experiências, cada um destes lugares que em maior ou menor grau lhe trouxeram conhecimento, sabedoria, dinheiro e experiência e o profissional que hoje ele é, existe por conta de toda essa trajetória.
No final, reequilibramos a sua história profissional de maneira que ele pudesse reconhecer também o seu lugar como colaborador em cada uma dessas empresas, deixando de lado ressentimentos ou cobranças em relação ao que ele considerava que havia feito a mais e as empresas de menos a ele.
Depois, coloquei um novo boneco para ele informar o que sentia. Referiu sentir uma atração em relação ao novo boneco, porém com um pouquinho de receio. Algumas novas frases foram empregadas e informei que o novo boneco significava a possibilidade de uma nova oportunidade profissional.
Encerramos a constelação.
Obs: Lembrando que a Constelação Familiar não tem intenção de curar ou “livrar” ninguém de seus problemas ou questões, ela tem por objetivo trazer a luz ao problema, e permitir que o constelado pense a respeito e tome as decisões que melhor lhe convirem a partir deste processo.
Comentários