Constelação Familiar – Dificuldade para estudar (Segredo de família)
Atualizado: 14 de abr. de 2021
Este texto faz parte de uma série de textos que irá explicar um pouco como uma Constelação Familiar Individual é realizada.
Pessoa me procura, contando parte de sua história pessoal e o que deseja constelar.
Me conta ter retomado os estudos recentemente e está muito feliz com essa conquista, mas ao mesmo tempo, muito preocupada, pois esta com grande dificuldade para aprender, como se o conhecimento escapasse e fosse impossível de ser apreendido.
Conta-me também pouca coisa sobre seu histórico familiar, pois desconhece a história de seus antepassados, inclusive pai e mãe.
Depois de fazer alguns questionamentos sobre seu histórico familiar, iniciamos a constelação.
Peço para ela escolher um boneco para representar ela e um outro para representar o conhecimento.
Quando ela dispõe os bonecos na constelação, ela refere dificuldade para conseguir enxergar o boneco que representa o conhecimento. Ela não consegue ver ele literalmente.
O boneco do conhecimento olha para o boneco que representa ela, mas o boneco que representa ela está olhando em outra direção.
(Outras movimentos acontecem, mas elucidarei o fato em si).
Movimentamos o boneco que representa ela de maneira a ficar de frente ao boneco que representa o conhecimento.
Ela sente dificuldade para se aproximar e olhar.
Iniciamos as frases, e neste momento, ela se emociona muito.
Diz que nunca pôde entrar em contato com este sentimento, mas que a constelação lhe fez recordar e acessar lembranças e sentimentos relacionados seu pai. Ela disse que nunca teve contato com ele, não sabendo inclusive quem ele era, pois a mãe havia sofrido muito por causa dele, e nunca permitiu que ela soubesse nada sobre ele.
Neste momento, integramos o pai a história dela, e incluímos a mãe a constelação, de maneira, que ela reconheça que existe espaço para os dois em sua vida e em seu coração.
Ela toma a força de seus ancestrais.
Para finalizar, coloco um boneco para representar novamente o conhecimento, já que o boneco que representava o conhecimento transformou-se em seu pai que não podia ser acessado.
Neste momento, ela diz que consegue ver e sente-se bem diante dele, querendo seguir em direção a ele.
Neste momento, encerro a constelação.
Obs. Lembrando que a Constelação Familiar não tem intenção de curar ou “livrar” ninguém de seus problemas ou questões, ela tem por objetivo trazer a luz ao problema, e permitir que o constelado pense a respeito e tome as decisões que melhor lhe convirem a partir deste processo.
Comments