Buscar
  • Marilice Zanato

Constelação Familiar – Doença incurável

Atualizado: Abr 13


Este texto faz parte de uma série de textos que irá explicar um pouco como uma Constelação Familiar Individual é realizada.


Cliente me procura, pois gostaria de saber se a Constelação Familiar poderia lhe ajudar a “curar” uma doença grave e que está avançando lentamente. Digo para ele que a Constelação Familiar pode trazer uma nova consciência e entendimento, um alívio ou algo parecido, mas que em hipótese alguma ela pode ser uma promessa de cura, pois não se sobrepõe a qualquer tipo de tratamento, podendo ser uma complementação, mas não uma substituição.


Digo para continuar o tratamento médico e a quimioterapia.


De uma maneira bem resumida, vou colocar as informações.


Cliente diz que desde que seu avô morreu ele nunca mais havia derramado uma lágrima na vida e que gostaria de saber por que isso acontecia.


Após entender um pouco mais sobre o sistema familiar, colocamos os bonecos.


Eu experimento primeiro uma hipótese, colocando ele e outros bonecos, mas o sistema fica sem força e não existe movimento de constelação.


Depois colocamos novamente ele e o avô em questão, e ele se emociona e uma dor vem junto, quando ele revela que nunca havia contado a ninguém o que iria dizer nesta constelação: O avô estava com uma doença terminal, e ele foi visitar o avô no hospital, quando viu seu sofrimento e prometeu para o avô que ele iria no lugar dele. Porém existem forças de vida que não podem ser manipuladas ou alteradas e o avô seguiu o destino dele, porém o neto ficou com a promessa sem ser cumprida e a culpa de não ter ajudado o avô como gostaria.


Tiramos a promessa na constelação, pois ela não seria de nada, neste momento o cliente se sente mais leve e chora emocionadamente.


Encerramos a constelação.


Obs 1. Lembrando que a Constelação Familiar não tem intenção de curar ou “livrar” ninguém de seus problemas ou questões, ela tem por objetivo trazer a luz ao problema, e permitir que o constelado pense a respeito e tome as decisões que melhor lhe convirem a partir deste processo.


Obs 2. Todas as informações que podem expor o cliente são suprimidas na transcrição das sessões de constelação, preservando a privacidade e identidade dos clientes.

Categorias

Tags

Observação:

Todo o conteúdo deste blog é de minha autoria.

Ele tem o objetivo de informação e reflexão e não substitui o processo psicoterapêutico.
 

Caso queira publicar algum texto do blog, peço por gentileza mencionar a autoria e me encaminhar um link para que eu também possa acompanhar a publicação.

Receba as novidades
do blog! 

Obrigado pelo envio!