Constelação Familiar – Minha empresa está com problemas
Atualizado: 13 de abr. de 2021
Este texto faz parte de uma série que irá explicar um pouco como uma Constelação Familiar Individual é realizada.
Cliente me procura, pois refere problemas em sua empresa que está com dificuldades de relacionamento com os funcionários, clientes e de recebimentos / pagamentos.
Peço para cliente me contar um pouco da história da sua empresa e me diz que antes desta, teve outras duas, sendo que a primeira foi aberta em sociedade com dois parentes e que ele não administrava, sendo que entrou apenas o capital e os parentes administravam, porém ela durou pouco tempo e fechou.
A segunda foi aberta, em outro segmento, porém por problemas de gestão e financeiros ela fechou também.
A atual empresa, que é o foco da constelação, já tem mais de dez anos no mercado e foi aberta em sociedade com seu pai, que ficou no negócio por pouco tempo e depois saiu.
Depois e entender um pouquinho melhor, iniciamos a constelação.
Peço para o cliente colocar a empresa atual e um boneco para representar ele.
Depois peço para ele escolher um boneco para representar cada uma das empresas anteriores.
Depois um boneco para representar o dinheiro e outro para representar os clientes.
Cliente me diz que se sente preso e pesado.
Iniciamos os movimentos, colocando a primeira empresa a frente dele, e ele diz sentir-se triste, e a empresa parece estar triste também. Devolvemos a responsabilidade do cliente sobre a fundação e término da empresa e damos um lugar para ela na hierarquia das empresas. Cliente se sente melhor e a empresa fica leve.
Colocamos o cliente diante da segunda empresa e ele diz sentir-se mal e a empresa demonstra emoções de raiva. Devolvemos as responsabilidades para o cliente e para a empresa. Cliente diz sentir-se leve e a empresa parece ficar em paz / tranquila.
Durante as reverências, ele refere lembrar-se do avô, que dizia que “não devemos todos os ovos em uma cesta”. (Coloco um boneco para representar o avô) Dizemos ao avó que ele sente muito, por ter sentido-se maior do que o avô em relação a essa sabedoria. O avô fica feliz e o cliente fica leve.
Colocamos o cliente e a empresa atual e ele sente vergonha e não consegue olhar para ela nos olhos. A empresa parece fraca. Devolvemos a responsabilidade para a empresa, deixando claro que o lugar dela é ser empresa e o do cliente ser o gestor e fazer o que lhe compete neste lugar e não ficar esperando que a empresa faça isso como um pai ou uma mãe.
Depois coloco os clientes da empresa e restabelecemos a ordem de negócios X cliente. Deixando claro para os clientes que o negócio é gerir o que foi negociado e é responsabilidade do meu cliente fazer cumprir e gerir o contrato e nada alem disso.
Caso ele queira fazer caridade, que escolhas outros meios, mas não use a empresa e os clientes para isso.
Por final, colocamos o dinheiro e ele diz sentir-se submetido a ele, como se o dinheiro fosse grande demais e ele pequeno demais.
Coloco os pais dele e fazemos alguns movimentos. Devolvendo para a mãe o lugar dela e devolvendo para o pai o lugar dele. Deixando claro para o cliente que ele tem pai e que não pode ocupar o lugar dele, em relação a própria mãe. Refere sentir-se mais leve e percebe-se pelo seu semblante que ele estava diferente.
Por fim, coloco novamente o dinheiro e ele diz ver luz e muito verde, o que para ele representa fartura.
Encerramos a constelação.
Obs. Lembrando que a Constelação Familiar não tem intenção de curar ou “livrar” ninguém de seus problemas ou questões, ela tem por objetivo trazer a luz ao problema, e permitir que o constelado pense a respeito e tome as decisões que melhor lhe convirem a partir deste processo.
Comments