Buscar
  • Marilice Zanato

Constelação Familiar – Minha empresa está com problemas

Atualizado: Abr 13


Este texto faz parte de uma série que irá explicar um pouco como uma Constelação Familiar Individual é realizada.


Cliente me procura, pois refere problemas em sua empresa que está com dificuldades de relacionamento com os funcionários, clientes e de recebimentos / pagamentos.


Peço para cliente me contar um pouco da história da sua empresa e me diz que antes desta, teve outras duas, sendo que a primeira foi aberta em sociedade com dois parentes e que ele não administrava, sendo que entrou apenas o capital e os parentes administravam, porém ela durou pouco tempo e fechou.


A segunda foi aberta, em outro segmento, porém por problemas de gestão e financeiros ela fechou também.


A atual empresa, que é o foco da constelação, já tem mais de dez anos no mercado e foi aberta em sociedade com seu pai, que ficou no negócio por pouco tempo e depois saiu.


Depois e entender um pouquinho melhor, iniciamos a constelação.


Peço para o cliente colocar a empresa atual e um boneco para representar ele.


Depois peço para ele escolher um boneco para representar cada uma das empresas anteriores.


Depois um boneco para representar o dinheiro e outro para representar os clientes.


Cliente me diz que se sente preso e pesado.


Iniciamos os movimentos, colocando a primeira empresa a frente dele, e ele diz sentir-se triste, e a empresa parece estar triste também. Devolvemos a responsabilidade do cliente sobre a fundação e término da empresa e damos um lugar para ela na hierarquia das empresas. Cliente se sente melhor e a empresa fica leve.


Colocamos o cliente diante da segunda empresa e ele diz sentir-se mal e a empresa demonstra emoções de raiva. Devolvemos as responsabilidades para o cliente e para a empresa. Cliente diz sentir-se leve e a empresa parece ficar em paz / tranquila.


Durante as reverências, ele refere lembrar-se do avô, que dizia que “não devemos todos os ovos em uma cesta”. (Coloco um boneco para representar o avô) Dizemos ao avó que ele sente muito, por ter sentido-se maior do que o avô em relação a essa sabedoria. O avô fica feliz e o cliente fica leve.


Colocamos o cliente e a empresa atual e ele sente vergonha e não consegue olhar para ela nos olhos. A empresa parece fraca. Devolvemos a responsabilidade para a empresa, deixando claro que o lugar dela é ser empresa e o do cliente ser o gestor e fazer o que lhe compete neste lugar e não ficar esperando que a empresa faça isso como um pai ou uma mãe.


Depois coloco os clientes da empresa e restabelecemos a ordem de negócios X cliente. Deixando claro para os clientes que o negócio é gerir o que foi negociado e é responsabilidade do meu cliente fazer cumprir e gerir o contrato e nada alem disso.


Caso ele queira fazer caridade, que escolhas outros meios, mas não use a empresa e os clientes para isso.


Por final, colocamos o dinheiro e ele diz sentir-se submetido a ele, como se o dinheiro fosse grande demais e ele pequeno demais.


Coloco os pais dele e fazemos alguns movimentos. Devolvendo para a mãe o lugar dela e devolvendo para o pai o lugar dele. Deixando claro para o cliente que ele tem pai e que não pode ocupar o lugar dele, em relação a própria mãe. Refere sentir-se mais leve e percebe-se pelo seu semblante que ele estava diferente.


Por fim, coloco novamente o dinheiro e ele diz ver luz e muito verde, o que para ele representa fartura.


Encerramos a constelação.


Obs. Lembrando que a Constelação Familiar não tem intenção de curar ou “livrar” ninguém de seus problemas ou questões, ela tem por objetivo trazer a luz ao problema, e permitir que o constelado pense a respeito e tome as decisões que melhor lhe convirem a partir deste processo.

Categorias

Tags

Observação:

Todo o conteúdo deste blog é de minha autoria.

Ele tem o objetivo de informação e reflexão e não substitui o processo psicoterapêutico.
 

Caso queira publicar algum texto do blog, peço por gentileza mencionar a autoria e me encaminhar um link para que eu também possa acompanhar a publicação.

Receba as novidades
do blog! 

Obrigado pelo envio!