Constelação Familiar – Não consigo perder peso
Atualizado: 13 de abr. de 2021
Este texto faz parte de uma série que irá explicar um pouco como uma Constelação Familiar Individual é realizada.
Cliente me procura, pois desde muito jovem encontra dificuldade para perder peso o que a incomoda muito.
Ouço a história dela e questiono também o que diz respeito ao acompanhamento médico, pois tenho que levar em consideração o que ela sabe a respeito, o que ela refere não ter uma causa clínica.
Depois de ouvir a história e saber um pouquinho sobre seu sistema familiar, começamos a constelação.
Peço para ela escolher um boneco que represente ela, um boneco para representar o “ganhar peso”. Ela escolhe um boneco grande para representar ela e um pequeno para representar o “ganhar peso”.
Pergunto se ela teve algum aborto, e ela diz que sim, mas não parecia ter força para esta constelação.
Peço para ela incluir um boneco para representar a mãe e outra para representar a avó materna.
A mãe fica em posição oposta a avó materna e entre elas ficam a cliente e o boneco que representa o “ganhar peso”, que inclusive parece seguir a avó materna.
Peço para ela incluir o pai e o avô materno. E ambos ficam de frente um para o outro, como se estivessem se desafiando.
Faço alguns movimentos tentando estabelecer a ordem no sistema, mas existe certa tensão no ar e hostilidade por parte dos envolvidos.
Mas alguns movimentos e a cliente consegue olhar e reverenciar a avó materna que havia abandonado a mãe para viver a vida dela de maneira independente. Porém quando a cliente olha para a mãe, essa parece sentir-se mal pela filha dar um lugar para a avó.
Minha cliente consegue olhar para a mãe e a avó, mas fica incomodada com a mãe. Acabo incluindo mais quatro bonecas para representar os antepassados femininos por parte de mãe. E ao incluir as bonecas, ela diz sentir uma apatia e um mal estar com uma das bonecas incluídas. Fazemos as reverências e frases para que possamos estabelecer uma ordem. Minha cliente estava identificada com essa mulher e ao dar um lugar a ela em seu coração, ela se sente melhor.
Depois, reverenciamos uma a uma e até a avó materna tudo fica mais tranquilo, porém existe algo entre a avó materna e a mãe que deixa a cliente enjoada.
Pergunto se a mãe teve algum aborto ou situação de incesto e parece que o boneco do “ganhar peso” quer ficar entre a mãe e a avó materna. Deixo o boneco neste lugar e a cliente parece ficar mais tranquila.
Digo que existe algo entre elas, mas é responsabilidade delas e que a minha cliente cabe ser apenas a filha e a neta.
Coloco os homens ao lado da avó materna e da mãe e peço para cliente olhar para todos os que vieram antes e honrar e dar um lugar para eles no coração dela.
Ela se sente mais forte e tranquila.
Encerramos a constelação.
Obs . Lembrando que a Constelação Familiar não tem intenção de curar ou “livrar” ninguém de seus problemas ou questões, ela tem por objetivo trazer a luz ao problema, e permitir que o constelado pense a respeito e tome as decisões que melhor lhe convirem a partir deste processo.
Comments