Pessoas que confundem ajudar com piorar a situação
Atualizado: 14 de abr. de 2021
Tem dias que nossas preocupações, tristezas e problemas nos invadem de uma maneira, que precisamos colocar isso para fora de qualquer maneira.
A maioria das pessoas que fazem isso e acabam confiando esse segredo, essa dor, ou esse desencaixe com alguém. Às vezes uma pessoa de confiança, e outras vezes uma pessoa que acabou aparecendo e nos deu alguma permissão para que fizéssemos isso.
Depois de contar o que está acontecendo e expor o seu lado mais dolorido, esperamos alguma palavra, esperamos alguma coisa dessa pessoa e magicamente ouvimos:
“Fica tranquilo, isso vai passar”.
“Imagina, isso nem é problema, no meu caso foi pior…” (E ai você tem que ouvir a versão piorada dos fatos na perspectiva da pessoa).
“Nossa, realmente você tá ferrado…”
Um tapinha nas costas e “Tira esse pensamento da cabeça”…
E fico pensando nas infinitas frases que podem preencher esse momento de dor entre a pessoa que fala e a pessoa que escuta.
Mas no final das contas, o que se trata tudo isso afinal?
A pessoa que você escolheu para te ouvir, sabe lidar com essa situação ou fatos?
Ela tem maturidade para administrar a complexidade de sentimentos e pensamentos estão transbordando dentro do teu peito?
Ela verdadeiramente se importa com o que você está falando ou passando?
Não estou querendo desqualificar ou desvalorizar nenhum ouvido amigo, mas algumas vezes elas não sabem o que fazer.
Elas não tem o que dizer…
E algumas vezes ficamos com a sensação de que estamos falando bobagem, de que o nosso sofrimento ou sentimento é quase idiota de ser sentido ou experimentado. Ficamos deslocados e desencaixados e ainda nos sentindo bobos diante dos comentários que ouvimos.
Por muitas vezes, somos ensinados de que nossos sentimentos devem não são importantes e devem ser deixados em segundo lugar.
E isso vai se transformando em uma bola de neve, pois anos e anos de sentimentos guardados, em algum momento, damos um jeito de colocar isso para fora, e não costuma ser da maneira mais tranquila possível.
Então, a reflexão de hoje é de que devemos sim respeitar nossos sentimentos e emoções e colocar eles para fora.
Conversar com pessoas que realmente são importantes para você, que tem a capacidade de lhe ouvir, mesmo que seja para depois dizer “vai dar tudo certo”, mesmo ninguém tem certeza disso no final das contas.
E as pessoas que não são importantes… Sinceramente? – Elas não merecem saber o que vai dentro do seu coração.
Comentarios