Procurar ajuda ou milagre e não fazer a sua parte
Atualizado: 13 de abr. de 2021
As vezes ouço no consultório a busca por algumas pessoas em entender melhor sua vida e buscar alternativas que estão além do auto conhecimento e da auto responsabilidade.
Por exemplo: Fui jogar búzios, tarot, runas, quiromancia, leitura de borra do café…. a lista é grande… E a pessoa me disse um monte de coisas sobre a minha vida, minha história e meu futuro.
Ok… e o que você achou?
Achei demais, porque a pessoa disse que eu vou encontrar o amor da minha vida, o emprego dos meus sonhos, vou fazer aquela viagem maravilhosa e assim por diante.
Confesso que fico bem feliz de saber que coisas boas podem acontecer em um futuro próximo.
Mas o que me deixa intrigada é imaginar que para a maioria das pessoas elas ficam no esperar, no que a pessoa falou do futuro e sentam a espera do milagre do futuro que um dia vai virar realidade.
E é esta parte que eu acho que é uma baita de uma cilada.
Nada cai do céu, a não ser chuva e raios… as vezes cai avião, mas graças a Deus é muito raro.
Mas tirando isso, as coisas acontecem quando você faz a sua parte, se compromete com a sua vida e o seu processo.
Quando você caminha em direção aos seus sonhos e faz a sua parte para que ele vire realidade.
Começa a estudar, cuida do seu corpo e de tudo o que está relacionado a ele, busca se relacionar melhor com as pessoas ao seus redor, pratica caridade, e etc…
Pensa que para aquilo que a pessoa viu no seu futuro virar realidade, você vai ter que fazer a sua parte e se comprometer com o processo, pois se não der certo, o que a maioria das pessoas fazem?
Falam mal da pessoa que prevê o futuro e trocam de oraculista, pois aquele errou todas as previsões.
E eu acho isso bem interessante, porque é mais fácil trocar do que se comprometer com a parte da sua vida, da sua história, do que te pertence.
Mais fácil dizer que o outro errou do que admitir que você não fez a sua parte.
E porque estou contando tudo isso?
Porque na psicoterapia a brincadeira tem um ponto em comum.
Para que o futuro seja melhor, você precisa se comprometer com o processo, com sua história, com a sua vida, com tudo o que está relacionado a você.
E não… não é o psicólogo que vai fazer o milagre e fazer a sua vida se transformar em um toque de mágica (e já entendeu que o oraculista também não, né?)
Não… aqui o trabalho é sério, diário, de olhar para dentro, de mergulhar profundamente, de se conhecer e descobrir o que dói, o que serve, o que não serve mais, o que você quer para você e fazer tudo isso acontecer, porque no final das contas: a vida e o futuro é todo seu.
E mais uma coisa: o compromisso com a sua vida é seu!!! Todo seu! Seja ele no passado, no presente ou no futuro!!!!!
Por favor, faça a sua parte, comprometa-se com a sua vida e seja sincero com você mesmo antes de responsabilizar alguém por seu futuro e por suas escolhas, porque no final das contas, ela é toda sua. Não é?
Comentarios