Buscar
  • Marilice Zanato

Você sabe colocar limites?


Quem nunca passou por uma situação em que precisou dar um tempo ou se afastar porque a outra pessoa não sabia respeitar os seus limites?


As vezes não é tão fácil reconhecer isso, pois pode começar dentro de casa mesmo.


A mãe ou o pai que quer saber de tudo (e não tem problema desejar saber sobre você e suas coisas) o problema é quando eles passam da conta e começam a controlar e se intrometer em assuntos que você nem pediu opinião.


Uma coisa é quando somos adolescentes ou jovens e não entendemos nada da vida e eles vem como grandes e nos orientam, ensinam e mostram como fazer ou agir. Ok....


Mas quando somos adultos, a história muda de cena.


Amigos, familiares, chefes, namorados, tanto faz o gênero...


As vezes tem gente que passa do ponto e fica querendo saber tudo, e muitos vem com a desculpa de: "Mas é porque eu me importo e quero o melhor para você" e acabam desrespeitando nossa vontade, ignorando nosso conhecimento e de uma maneira sutil e amigável passam da conta e quando vamos ver, já estamos reféns da situação.


E infelizmente essa história é um pouco mais complicada para quem tem dificuldade para falar não.


Confesso que tenho quase a impressão que essas pessoas são colocadas na vida para ensinar uma grande lição...


Elas acabam atraindo pessoas que passam do limite para que na outra ponta, como crescimento e aprendizado possam aprender a se impor e respeitar suas vontades, desejos e o seus nãos.


Muitas vezes a tarefa não é fácil e pode ser que seja necessário ajuda para aprender a lidar com isso, pois parece que ao falar não, a gente vai perder o afeto, a amizade, o amor, a confiança e impor limite sempre dá a impressão que algo vai se partir ou literalmente partir.


Mas eu sinto muito em dizer isso, se você expressar o que sente e como isso é incomodo algumas vezes e a outra pessoa vai se incomodar ou não gostar do que você está dizendo.


Por um lado, pode ser sim, que ela não se desse conta de que esse comportamento era incomodo. Mas se ela disser que é um problema seu e que ela não vai mudar, talvez esteja na hora de você reconsiderar quem são as pessoas com quem você deve se relacionar.


No final das contas, a vida nos dá as amizades ou vínculos que nos levarão para crescimento e aprendizado.


Considere a sua lição e faça o seu melhor. Com certeza sua vida e seu futuro agradecerão por você ter começado hoje a se impor e colocar seus limites


Marilice Everton Zanato

Psicóloga e Facilitadora de Constelação Familiar

CRP 06/80972

www.mezpsicologia.com.br



Categorias

Tags

Observação:

Todo o conteúdo deste blog é de minha autoria.

Ele tem o objetivo de informação e reflexão e não substitui o processo psicoterapêutico.
 

Caso queira publicar algum texto do blog, peço por gentileza mencionar a autoria e me encaminhar um link para que eu também possa acompanhar a publicação.

Receba as novidades
do blog! 

Obrigado pelo envio!