Constelação Familiar – Relacionamento Nora e Sogra
Atualizado: 13 de abr. de 2021
Este texto faz parte de uma série de Constelações Familiares realizadas em meu Consultório e tem por objetivo explicar um pouquinho como este trabalho é realizado.
Cliente me procura para realizar Constelação Familiar para tentar mudar o comportamento da sogra.
Tento entender melhor a história e após ouvir o lado da “nora”, explico para ela que a Constelação Familiar não tem este objetivo, em hipótese alguma.
A Constelação visa trazer um novo entendimento, uma nova consciência, mas de forma alguma pode interferir no livre arbítrio ou no comportamento de ninguém.
Depois desta explicação, informei que poderíamos colocar o sistema familiar, para buscar um novo entendimento, a partir do que o sistema nos mostrasse, desta maneira, a cliente aceitou as condições.
Peço para ela escolher um boneco para representar ela, um boneco para representar a sogra, e mais um boneco para representar o esposo dela.
Nesta Constelação, eu optei por incluir uma ilustração, para evidenciar o que aconteceu: (Lembrando que essa não é a imagem exata da constelação que ocorreu no consultório).
Boneco azul escuro – Sogra
Boneco azul claro – Esposo
Boneco azul claro – Esposa
A sogra olha para fora do sistema familiar.
A nora se coloca a frente do esposo e fica olhando em direção a sogra. Ela se coloca entre o esposo e a mãe dele.
O filho fica olhando para a esposa e também para a mãe dele.
Neste momento, pergunto a cliente o que ela consegue perceber da imagem que ela mesma construiu do sistema familiar dela. Ela diz que percebe a sogra olhando para fora.
Peço que ela considera o que está sentindo e colocando em relação a sogra dela, pois o sistema revela que, muito provavelmente, as perseguições e situações desagradáveis podem estar acontecendo por ação dela mesma. Pois pelo que indica, a sogra não está nem se importando com a situação.
Acabo colocando ela de frente para a sogra e dizemos algumas frases, para que a cliente entenda que ela é esposa, e reverencie a sogra por ter dado a vida ao esposo dela.
A intenção é apenas colocar ordem e não continuar criando situações de conflito e atrito.
Percebo que a cliente sai triste do processo de Constelação, pois ela desejava alterar padrões de comportamentos, o que não é oferecido ou possível de ser alcançado em Constelação Familiar.
Obs. Lembrando que a Constelação Familiar não tem intenção de curar ou “livrar” ninguém de seus problemas ou questões, ela tem por objetivo trazer a luz ao problema, e permitir que o constelado pense a respeito e tome as decisões que melhor lhe convirem a partir deste processo.
留言