top of page
Buscar

Constelação Familiar – Meu pai sempre me deixa em segundo lugar

Atualizado: 13 de abr. de 2021


Este texto faz parte de uma série de textos que irá explicar um pouco como uma Constelação Familiar Individual é realizada.


Cliente me procura, pois desde sua infância percebe que seu pai lhe trata de um jeito diferente em relação a seu irmão.


Peço para cliente me contar um pouco sobre sua família e um pouco de sua história de vida atual.


Conta que os pais se separaram quando ela tinha aproximadamente três anos de idade.


Depois da cliente me contar um pouco da sua história, posicionamos os bonecos na mesa.


Escolhemos bonecos para representar a mãe, o pai e ela.


Ela posiciona a mãe e ela uma ao lado da outra e posiciona o pai distante.


Ela diz que a boneca que representa ela estava com o coração batendo forte e um pouco assustada. A boneca que representa a mãe estava sentindo solidão e talvez saudade. O pai sentia saudade e vazio.


Solicito que a cliente preste atenção a disposição dos bonecos, pois de alguma maneira, ela posicionou a boneca que representava ela, entre o pai e a mãe, o que traz uma influência prejudicial para a vida dela, pois os pais resolvem os problemas dos pais e os filhos são apenas os filhos.


Peço para ela olhar para o pai e repetir as frases para resoluções, porém ela demonstra uma certa dificuldade para repetir e fazer sentido em seu coração.


Busco novas frases, com o mesmo sentido, e ela se emociona.


Teve uma lembrança que achava que não tinha nada a ver, mas que tem grande ligação com a constelação que estávamos realizando: Disse que durante a infância ouvia uma história de que o pai não foi buscar ela na maternidade, pois achava que ela não era filha dele.


Depois nos voltamos para a mãe e ela repete as frases e traz um novo sentimento em relação a mãe, uma vez que ela sente saudade por a mãe ter falecido quando ela ainda era muito jovem e a saudade ainda doia no peito. Ela sente-se acolhida e com o coração em paz.


Incluo um boneco para representar ela bebê : eu coloco um boneco que representa ela pequena e peço para ela repetir frases que buscassem resinificar o lugar deste bebê no mundo e na própria história dela, dando um lugar e um sentido para ela. Ela integra e acolhe a bebê.


Depois posiciono ela com os pais atrás dela, para que possa se beneficiar das ordens do amor, onde os pais dão a vida e ela pode seguir o destino dela da maneira que considerar melhor para sí.


Encerro a constelação.


Obs1. Esta constelação foi realizada através de vídeo chamada.


Obs2: No dia seguinte a constelação familiar, a cliente informou que o pai que nunca entrava em contato com ela, ligou. Algo que ela disse ser inédito.


Obs. Lembrando que a Constelação Familiar não tem intenção de curar ou “livrar” ninguém de seus problemas ou questões, ela tem por objetivo trazer a luz ao problema, e permitir que o constelado pense a respeito e tome as decisões que melhor lhe convirem a partir deste processo. / Esta constelação não foi transcrita na integra, mas comunica as partes consideradas importantes para a elucidação.

Categorias

Tags

Observação:

Todo o conteúdo deste blog é de minha autoria.

Ele tem o objetivo de informação e reflexão e não substitui o processo psicoterapêutico.
 

Caso queira publicar algum texto do blog, peço por gentileza mencionar a autoria e me encaminhar um link para que eu também possa acompanhar a publicação.

Receba as novidades
do blog! 

Obrigado pelo envio!

bottom of page