top of page
Buscar

Constelação familiar – Nossa filha não nos obedece

Atualizado: 13 de abr. de 2021


Este texto faz parte de uma série que irá explicar um pouco como uma Constelação Familiar Individual é realizada.


Casal me procura para atendimento em constelação familiar, pois estão com dificuldade em colocar limites e fazer a filha deles obedecer.


A criança é pequena e enfrenta a mãe quando essa coloca os limites, e o pai acaba perdendo a paciência quando tem que se impor.


Peço para eles me contarem a história de seus pais e avós. Também peço para me contarem a história do casamento deles e do nascimento da filha.


Depois de obter as informações necessárias, iniciamos a constelação.


Peço para a mãe escolher um lugar para ela e o pai escolher um lugar para ele. Eles ficam em posições opostas, de maneira que não conseguem se ver.


Peço para eles escolherem um lugar para colocar a filha, e eles optam por ser ao lado da mãe.


Pela escolha dos bonecos, já percebo que existe uma questão de falta de hierarquia, pois todos os bonecos tem o mesmo tamanho.


Coloco esposo e esposa diante um do outro e percebo que ele fica sem força e ela sobrecarregada. Restabelecemos o equilíbrio entre o dar e o receber, porém sinto que há uma sobreposição de lugar, onde a esposa assumiu o lugar de mãe dele.


Sinto necessidade de incluir os pais do esposo na constelação e ao incluir, o esposo se sente diminuído. Eles acabam me trazendo informações que complementaram o inclusão dos pais dele, onde fazemos as reverências e restabelecemos a ordem / hierarquia de pai e filho.


Depois, voltamos para o casal, onde eles se emocionam, pois fica leve para os dois, agora podendo voltar para o lugar de esposo e esposa.


Inclui a filha diante deles, trazendo hierarquia e tirando da filha a responsabilidade de ser esposa, já que a mãe estava deslocada sendo mãe do marido.


Depois destes movimentos, encerramos a constelação.


Obs. Lembrando que a Constelação Familiar não tem intenção de curar ou “livrar” ninguém de seus problemas ou questões, ela tem por objetivo trazer a luz ao problema, e permitir que o constelado pense a respeito e tome as decisões que melhor lhe convirem a partir deste processo.

Categorias

Tags

Observação:

Todo o conteúdo deste blog é de minha autoria.

Ele tem o objetivo de informação e reflexão e não substitui o processo psicoterapêutico.
 

Caso queira publicar algum texto do blog, peço por gentileza mencionar a autoria e me encaminhar um link para que eu também possa acompanhar a publicação.

Receba as novidades
do blog! 

Obrigado pelo envio!

bottom of page