top of page
Buscar

Constelação Familiar – Presa a uma história de amor do passado

Atualizado: 14 de abr. de 2021


Este texto faz parte de uma série de textos que irá explicar um pouco como uma Constelação Familiar Individual com bonecos é realizada.


Cliente me procura com queixa de sentir muita tristeza e falta de sentido em sua vida.


Refere que em seu passado era mais motivada, interessada pela vida e tudo o que estivesse relacionado a amor.


Conta-me que depois de um determinado episódio em sua vida, nunca mais conseguiu ser ela mesma, fazendo as coisas com alegria, segurança, vivacidade e independência.


Pedi para me contar a história, e ela refere que depois de uma desilusão amorosa, que teve um rompimento dramático e doloroso, ela nunca mais conseguiu seguir em frente ou esquecer essa história.


Fiz mais alguns questionamentos e ela me contou a história com detalhes, desta maneira, tinha todas as informações necessárias para iniciar uma constelação, sendo que eu utilizaria um método diferente do aplicado usualmente.


Pedi para ela escolher um boneco que representasse ela e outro boneco para representar a pessoa que ela era quando esse evento aconteceu.


Logo após posicionar os bonecos, ela começou a chorar com grande emoção, lembrando-se da menina que ela foi um dia, assim como de tudo o que ela carregava dentro de seu coração.


Ela posicionou os dois bonecos e o movimento que se apresentou foi o da pessoa daquela época sentindo-se mal, envergonhada e querendo fugir.


Pedi para o boneco de hoje reverenciar o boneco do passado, agradecendo a ele por tudo o que ela viveu, sendo a pessoa forte e incrível e pela coragem em ir atrás de seus desejos e objetivos. E agradecer ela pela história que ela se permitiu viver no passado, pois graças a essa história e tudo mais que ela construiu, hoje existe uma vida plena com conquistas em diversos aspectos. Mas que a história de amor mal resolvida do passado tem que ficar no passado, agradecendo ela por ter existido, mas hoje, ela não faz mais parte do momento presente.


O boneco do passado emociona-se e toma sua força e o seu lugar.


O sistema mostra uma força de integração, pedindo que o boneco do presente integre o boneco do passado, de maneira, a trazer todas as qualidades e potencialidades daquele momento para o momento atual, de maneira, que a cliente hoje, possa seguir com sua história adiante, sem vergonha do que houve e sim com mais força e determinação, completa e inteira de si mesma para o que pode e há de ser vivido.


Muita emoção toma conta da constelação.


Os bonecos se abraçam e se completam.


Encerro a constelação.


Obs: Lembrando que a Constelação Familiar não tem intenção de curar ou “livrar” ninguém de seus problemas ou questões, ela tem por objetivo trazer a luz ao problema, e permitir que o constelado pense a respeito e tome as decisões que melhor lhe convirem a partir deste processo.

Categorias

Tags

Observação:

Todo o conteúdo deste blog é de minha autoria.

Ele tem o objetivo de informação e reflexão e não substitui o processo psicoterapêutico.
 

Caso queira publicar algum texto do blog, peço por gentileza mencionar a autoria e me encaminhar um link para que eu também possa acompanhar a publicação.

Receba as novidades
do blog! 

Obrigado pelo envio!

bottom of page