top of page
Buscar

Constelação Familiar - Quero resgatar minha autoestima e ser feliz na vida


Hoje eu fiz uma constelação familiar que me deixou bem pensativa.


A história é de uma pessoa que nasceu em um núcleo familiar com diversos conflitos entre as figuras femininas. Uma familia de mulheres muito fortes, porém que não demonstram afeto com carinho ou gestos, e sim com comportamentos de controle e submissão.


A questão que iria ser constelada era auto estima.


Logo que a cliente coloca o primeiro boneco, que era ela, o boneco é colocado na beirada da mesa, olhando para fora. Na sequência, todos os demais bonecos que foram inseridos seguiam ela.


Durante a inclusão das demais mulheres da familia, a boneca que representava a minha cliente tombou e ficou claro do que se tratava tudo aquilo.


A cliente me contou que é portadora de uma doença que não tem cura.


Continuamos a constelação de maneira que ela pudesse se conectar com as ancestrais mulheres, lhes restituir o devido valor e também devolver a cada uma delas o peso que ela acabou assumindo, como uma forma de pertencer e aliviar o destino de todas as que vieram antes.


Além disso, após todas as reverências e movimentos, coloco novamente a boneca da cliente no lugar de origem e insiro dois elementos. Um para representar a morte e outro para representar a vida.


Dizemos para a morte: Você está comigo desde o momento que eu nasci, mas eu estou na vida. Vou tomar a vida que chegou até mim através de meus pais e viverei ela com alegria. Tenho grande respeito por você, e na hora que for chegada a hora, nós nos encontraremos.

Ela olha para a vida, falamos algumas frases e reverenciamos ela.


A cliente sentiu grande alegria e seu semblante se iluminou.


Encerramos a constelação.


Obs. Essa é uma constelação realizada com um cliente e tem o objetivo de mostrar como o trabalho de constelação familiar é realizado. / Trago apenas uma parte e não a constelação inteira.

Lembrando que a constelação não substitui o acompanhamento com psicólogo ou médicos e demais tratamentos não devem ser interrompidos.


Marilice Everton Zanato

Facilitadora de Constelação Familiar

Contato: 11-9-6989-0331




Categorias

Tags

Observação:

Todo o conteúdo deste blog é de minha autoria.

Ele tem o objetivo de informação e reflexão e não substitui o processo psicoterapêutico.
 

Caso queira publicar algum texto do blog, peço por gentileza mencionar a autoria e me encaminhar um link para que eu também possa acompanhar a publicação.

Receba as novidades
do blog! 

Obrigado pelo envio!

bottom of page