Buscar
  • Marilice Zanato

Eu me coloco em primeiro lugar

Atualizado: Abr 13


A vida inteira aprendemos que o outro precisa ser colocado em primeiro lugar e ser respeitado.


Quando pequenos temos que dar um beijo ou cumprimentar pessoas que a gente não tem nem idéia de quem seja e se não quiser toma bronca dos mais velhos dizendo que tá fazendo desfeita.


Depois com o passar dos anos e esse comportamento já estabelecido, acabamos repetindo o protocolo e deixando de lado o que queremos ou gostamos porque o outro pode ficar chateado ou pior, ele pode deixar de gostar da gente.


Não estou querendo criar uma situação de grosserias gratuitas, mas estou querendo dizer que é um direito do outro pensar diferente da gente ou até mesmo querer se afastar por conta de algo que a gente faça, mas o preço que a gente paga é muito alto.


Eu me afasto de mim, do que eu quero, do que eu gosto, porque o outro pode pensar algo errado a meu respeito.


Por favor, vamos nos colocar no nosso lugar e nos respeitar.


Se eu não como determinado alimento e vou visitar uma pessoa, porque eu não posso falar para a pessoa que eu não como? – Ela vai ficar chateada?

Para começar não tem porque ficar chateada, ela pode apenas agradecer a sinceridade e perguntar para pessoa o que ela sugere como alternativa.


Como se a nossa opinião fosse quebrar ou matar a pessoa.


Sinto muito, mas é responsabilidade da pessoa lidar com os próprios sentimentos, e nada de culpa… Cada um com seus problemas.


Isso só pode ser possível a partir do momento que eu entendo e respeito o meu lugar na minha vida e no que faz parte dela.


Nestes casos, eu em primeiro lugar e respeito ao próximo em segundo lugar. Situação resolvida.


Me parece que em tempos de Mimimi, proteger o outro das suas próprias fragilidades tornou-se o foco, nem que para isso eu tenha que mentir e me afastar de mim com toda a força que eu tenho no mundo.


Então, por hoje, por seu tempo, por sua vida, por suas escolhas… Respeite-se e coloque-se em primeiro lugar sim.


Já temos tantas coisas para pensar nos tempos de hoje, então cuidar de você vai deixar a vida um pouco mais tranquila e leve.


Experimente…


*** No momento todos os atendimentos estão sendo realizados através de videochamada ***

Categorias

Tags

Observação:

Todo o conteúdo deste blog é de minha autoria.

Ele tem o objetivo de informação e reflexão e não substitui o processo psicoterapêutico.
 

Caso queira publicar algum texto do blog, peço por gentileza mencionar a autoria e me encaminhar um link para que eu também possa acompanhar a publicação.

Receba as novidades
do blog! 

Obrigado pelo envio!