top of page
Buscar

Hoje é dia dele: Freud


Hoje e um dia muito especial.


Data em que comemoramos o dia em que esse grande homem nasceu.


Sigmund Freud, nasceu em 06 de Maio de 1856, foi médico neurologista, psiquiatra e criador da psicanálise. (Faleceu em 23 de Setembro de 1939).


De maneira bem resumida, a Psicanálise tem por objetivo criar um vínculo entre terapeuta e paciente, com o objetivo de trazer luz e entendimento aos processos que são reprimidos dentro de nós, que geram sintomas como ansiedade, angústia, depressão e etc.


Tudo isso acontece no inconsciente. No caso, o meu trabalho é compreender o que está escondido; compreender como o "problema" se instalou, trazer ele para a consciência e a partir dai, ajudar meu paciente e encontrar outras maneiras de lidar com o que ele teve que esconder, pois não conhecia outras maneiras de lidar com isso.


Todo esse trabalho é feito através da fala do paciente.


As vezes é um trabalho de investigador, misturado com arqueólogo, rs, pois temos de ser minuciosos e perspicazes.


Mas conforme o trabalho vai evoluindo, é tão lindo perceber a evolução dos pacientes e como eles vão "crescendo", resgatando auto estima, confiança, independência e tomando novamente as rédeas de suas vidas nas próprias mãos.


Então, esse post, é uma forma de agradecimento a esse grande homem que mudou os rumos da história com seus trabalho e seu conhecimento.


A Sigmund Freud: Muito Obrigada!


Marilice Everton Zanato

Psicóloga - CRP 06/80972

Facilitadora de Constelação Familiar



Categorias

Tags

Observação:

Todo o conteúdo deste blog é de minha autoria.

Ele tem o objetivo de informação e reflexão e não substitui o processo psicoterapêutico.
 

Caso queira publicar algum texto do blog, peço por gentileza mencionar a autoria e me encaminhar um link para que eu também possa acompanhar a publicação.

Receba as novidades
do blog! 

Obrigado pelo envio!

bottom of page