Buscar
  • Marilice Zanato

Quem tem medo de terapia online?

Atualizado: Abr 13


Quase sempre recebo mensagens de pessoas procurando por psicoterapia e uma das perguntas que mais me fazem é: Você está atendendo presencialmente?


E a resposta é: Ainda não.


Quando conto que por conta da pandemia os atendimentos estão todos na modalidade online algumas pessoas dizem: Mas é que eu não me sinto a bem fazendo online, acho que não tem a mesma qualidade.


Olha… na minha humilde experiência como psicóloga que conduz o processo e como paciente que tem uma psicóloga para chamar de minha, a resposta é: Tem qualidade sim.


O que acontece, é que podemos perder alguns detalhes e nem todas as pessoas podem ser atendidas online, segundo o Código de Ética do Psicólogo, mas tirando essas questões, o atendimento online super funciona sim e ganhou força total em 2020.


Eu já trabalhava com pacientes online desde 2017 quando experimentei fazer constelação familiar online e fui parar na Irlanda, Portugal e Bahia. Com o passar do tempo, a terapia também ganhou força e pessoas de outras cidades começaram a chegar também.


A grande diferença que para mim é que o paciente diante do psicólogo pode se sentir mais acolhido, mas próximo e talvez mais quentinho, mas no atendimento online, se o paciente respeitar as regras do jogo, super funciona.


E essas são as regras para trabalhar online comigo:


Atendimento psicológico através de recursos tecnológicos – Skype ou Vídeo Chamada (Whatsapp)


Para que possamos ter a melhor experiência possível, seguem orientações para a realização do atendimento através de recursos tecnológicos: Skype ou Vídeo-Chamada.


O seu horário está agendado, conforme acordado previamente.


Caso aconteça algum imprevisto e você não possa comparecer, peço por gentileza, me informar com antecedência mínima de 24h.


A psicóloga que realiza o atendimento online tem por obrigação manter o sigilo dos atendimentos conforme o Código de Ética do Profissional do Psicólogo.


Todas as providências relacionadas á segurança digital são tomadas, assim como utilização de fone de ouvido, atendimento em sala do consultório de Psicologia ou local que garanta o sigilo na comunicação.


Para garantir a segurança durante os atendimentos, a sugestão é que você esteja sozinho(a) durante o atendimento, preferencialmente em lugar fechado e seguro, utilizando fones de ouvido e com antivírus atualizado no dispositivo utilizado.


Entretanto, por tratar-se de um ambiente de internet, pode haver falha na segurança, apesar de todas as medidas de segurança adotadas.


É expressamente proibido fazer qualquer tipo de gravação das sessões por parte da psicóloga ou do cliente.


O sigilo dos atendimentos poderá ser quebrado conforme termos do contrato assinado entre as partes.


Obs: Caso a sua sessão atrase um pouquinho para começar, pode ser que algum imprevisto tenha acontecido no consultório, mas em hipótese alguma você será prejudicado por este motivo.


Obs2: A psicóloga pode suspender esta modalidade de atendimento, a qualquer momento, caso considere que o processo esteja ferindo as práticas adotadas pelo Conselho Regional de Psicologia / Ética Profissional.


Você está ciente e de acordo com estes termos? Sim ou Não? (Favor informar a opção). – Ai o paciente diz se aceita ou não as regras para trabalhar comigo… 🙂


E você? Quer fazer terapia em 2021?


Mesmo com medo ou vergonha, pois se enxergar na câmera as vezes é estranho mesmo, mas com o tempo a gente vai se acostumando e ganhando confiança e quando vai ver, fica ansioso para o próximo atendimento e por perceber que como foi possível ficar tanto tempo sem ter se permitido essa experiência tão maravilhosa que é cuidar de sí mesmo com amor, respeito, carinho e tudo de bom que esse trabalho pode lhe oferecer.


Permita-se!

Categorias

Tags

Observação:

Todo o conteúdo deste blog é de minha autoria.

Ele tem o objetivo de informação e reflexão e não substitui o processo psicoterapêutico.
 

Caso queira publicar algum texto do blog, peço por gentileza mencionar a autoria e me encaminhar um link para que eu também possa acompanhar a publicação.

Receba as novidades
do blog! 

Obrigado pelo envio!