Quem tem medo de terapia online?
Atualizado: 13 de abr. de 2021
Quase sempre recebo mensagens de pessoas procurando por psicoterapia e uma das perguntas que mais me fazem é: Você está atendendo presencialmente?
E a resposta é: Ainda não.
Quando conto que por conta da pandemia os atendimentos estão todos na modalidade online algumas pessoas dizem: Mas é que eu não me sinto a bem fazendo online, acho que não tem a mesma qualidade.
Olha… na minha humilde experiência como psicóloga que conduz o processo e como paciente que tem uma psicóloga para chamar de minha, a resposta é: Tem qualidade sim.
O que acontece, é que podemos perder alguns detalhes e nem todas as pessoas podem ser atendidas online, segundo o Código de Ética do Psicólogo, mas tirando essas questões, o atendimento online super funciona sim e ganhou força total em 2020.
Eu já trabalhava com pacientes online desde 2017 quando experimentei fazer constelação familiar online e fui parar na Irlanda, Portugal e Bahia. Com o passar do tempo, a terapia também ganhou força e pessoas de outras cidades começaram a chegar também.
A grande diferença que para mim é que o paciente diante do psicólogo pode se sentir mais acolhido, mas próximo e talvez mais quentinho, mas no atendimento online, se o paciente respeitar as regras do jogo, super funciona.
E essas são as regras para trabalhar online comigo:
Atendimento psicológico através de recursos tecnológicos – Skype ou Vídeo Chamada (Whatsapp)
Para que possamos ter a melhor experiência possível, seguem orientações para a realização do atendimento através de recursos tecnológicos: Skype ou Vídeo-Chamada.
O seu horário está agendado, conforme acordado previamente.
Caso aconteça algum imprevisto e você não possa comparecer, peço por gentileza, me informar com antecedência mínima de 24h.
A psicóloga que realiza o atendimento online tem por obrigação manter o sigilo dos atendimentos conforme o Código de Ética do Profissional do Psicólogo.
Todas as providências relacionadas á segurança digital são tomadas, assim como utilização de fone de ouvido, atendimento em sala do consultório de Psicologia ou local que garanta o sigilo na comunicação.
Para garantir a segurança durante os atendimentos, a sugestão é que você esteja sozinho(a) durante o atendimento, preferencialmente em lugar fechado e seguro, utilizando fones de ouvido e com antivírus atualizado no dispositivo utilizado.
Entretanto, por tratar-se de um ambiente de internet, pode haver falha na segurança, apesar de todas as medidas de segurança adotadas.
É expressamente proibido fazer qualquer tipo de gravação das sessões por parte da psicóloga ou do cliente.
O sigilo dos atendimentos poderá ser quebrado conforme termos do contrato assinado entre as partes.
Obs: Caso a sua sessão atrase um pouquinho para começar, pode ser que algum imprevisto tenha acontecido no consultório, mas em hipótese alguma você será prejudicado por este motivo.
Obs2: A psicóloga pode suspender esta modalidade de atendimento, a qualquer momento, caso considere que o processo esteja ferindo as práticas adotadas pelo Conselho Regional de Psicologia / Ética Profissional.
Você está ciente e de acordo com estes termos? Sim ou Não? (Favor informar a opção). – Ai o paciente diz se aceita ou não as regras para trabalhar comigo… 🙂
E você? Quer fazer terapia em 2021?
Mesmo com medo ou vergonha, pois se enxergar na câmera as vezes é estranho mesmo, mas com o tempo a gente vai se acostumando e ganhando confiança e quando vai ver, fica ansioso para o próximo atendimento e por perceber que como foi possível ficar tanto tempo sem ter se permitido essa experiência tão maravilhosa que é cuidar de sí mesmo com amor, respeito, carinho e tudo de bom que esse trabalho pode lhe oferecer.
Permita-se!
Comments