Você já percebeu como a exclusão afeta a sua família?
- Marilice Zanato
- há 14 minutos
- 2 min de leitura

Na sua família tem algum parente que faz algo que você não gosta?
Tem alguém que fez algo que é diferente dos valores dos demais, e a família toda dá as costas para essa pessoa?
Sabe aquela ex-namorada do seu pai que sua mãe não quer nem ouvir falar? Ou aquele primo que tem uma religião diferente da de todo mundo e, por causa disso, ninguém fala com ele?
Eu poderia listar várias situações semelhantes, porque a verdade é que fazemos isso todo dia em nossas famílias, muitas vezes sem perceber. Para a Constelação Familiar, quando fazemos isso, damos o nome de exclusão. E o mais interessante – e doloroso – é que quando alguém é excluído da família, o sistema familiar acaba pagando um preço por isso.
O impacto da exclusão no sistema familiar
Esse preço vem na forma de uma fragilidade no sistema familiar. Parece que o sistema perde a força necessária para dar conta das situações que ninguém quer ver, mas que, por algum motivo, ainda precisam ser olhadas. E o mais curioso é que, por vezes, algum outro membro da família – como um filho ou sobrinho, por exemplo – acaba se comportando exatamente da mesma forma que aquela pessoa que foi excluída.
Esse comportamento pode ser como se esse membro da família, inconscientemente, estivesse respondendo a um chamado para dar um lugar àquele que não foi visto, ou não foi aceito. Isso acontece porque, no fundo, todos pertencem. Não importa se o comportamento da pessoa é admirável ou não tão agradável. Para a família, todos são importantes, têm seu lugar e uma força que deve ser reconhecida.
Todos pertencem
A exclusão gera um peso invisível, que é sentido por todos os membros do sistema familiar. Quando deixamos de dar espaço para alguém – mesmo que não concordemos com a pessoa ou com suas atitudes – estamos carregando um fardo que afeta o bem-estar de todos. O sistema familiar enfraquece e, muitas vezes, gera padrões repetitivos que podem trazer sofrimento.
Portanto, dê um lugar para todos os diferentes, para todos aqueles que você não concorda ou não gosta. Faça isso no seu coração, sem precisar que a pessoa se ajuste às suas expectativas. Essa inclusão vai gerar uma energia transformadora que pode mudar a sua vida e a da sua família.
Certeza que seu coração e sua vida agradecerão por isso.
Reflexão final: A Constelação Familiar nos ensina que a verdadeira força da família está em reconhecer e acolher todos os seus membros, independentemente de suas diferenças. Ao fazer isso, você estará permitindo que o sistema familiar se reequilibre e se fortaleça, criando um espaço de harmonia e paz para todos.
Venha dar esse lugar e sentir a transformação.
Marilice Everton Zanato
Facilitadora de Constelação Familiar com Bonecos
Contato: 11-9-6989-0331
Comments