top of page
Buscar

Ajudar quem precisa de ajuda

Atualizado: 13 de abr. de 2021


Você já olhou ao seu redor?


Seus vizinhos? Sua comunidade? Seu bairro? Os estabelecimentos no seu bairro?


A venda da esquina? A farmácia com aquele farmacêutico que te atende desde que você é criança? A dentista? O restaurante? Seja lá qual for o negócio local…


Você já se deu conta que tem gente que teve de fechar as portas e provavelmente tá fritando a cabeça pensando como vai fazer para pagar suas contas e até mesmo se alimentar?


Aquela pessoa que vem na sua casa para fazer limpeza e que tem família para alimentar e não pode sair para trabalhar. Mas que alguns dispensaram porque vão ter que se virar sozinhos…


Mas também tem aquela instituição de caridade no seu bairro, todo bairro tem uma sim…. e que estão sofrendo para continuar seguindo seus trabalho com dignidade, porque muita gente parou de ajudar.


Então, hoje o texto é sobre comportamento, sobre ajudar.


Pensarmos na nossa responsabilidade local em ajudar outras pessoas.


Esse dia eu fiz a compra de mercado de uma moça que tem uma quintada no bairro ao lado de onde eu moro, porque fiquei sabendo que estava difícil manter o negócio local.


E ela veio entregar aqui, pediu desculpas pelo horário, porque se atrasou toda, e ela nem tinha me atrapalhado em nada…


O que ninguém sabe é que ela perdeu um familiar um dia antes, estava com a cabeça sei lá onde, mas não podia parar, porque ela precisa alimentar a família dela. E ainda tem cliente que não quer saber e disse que não quer mais comprar, porque tem que chegar na hora que pediu…


E eu confesso que fico furiosa com essas coisas, porque cada um só está pensando no seu problema, na sua dificuldade, no seu umbigo.


Está na hora de pensar no global, pensar em todo mundo, pensar em um mundo que vai precisar de todo mundo unido para dar conta do que vem pela frente.


Gente! Por favor! Pensem as pessoas que estão ao seu redor.


Está todo mundo preocupado, assustando, chateado, agoniado e muita gente com depressão, crise de ansiedade, pânico…. até tentativas de suicídio.


Mas parece que muita gente não se importa, então esse texto é para quem se importa.


O que você tem feito para tornar sua realidade melhor?


Mas além,… o que você tem feito para melhorar o mundo ao seu redor?


Agora é a hora de todos…


Acontece uma situação global que muita gente está tratando como uma questão local e esperando o prefeito liberar a quarentena, como se fosse algo que ele determinou para torturar a todos nós e nos submeter a suas vontades… Mas NÃO!!!


É mundial! É todo mundo! Todos os continentes, todas as nações, todos os sobrenomes….


Os números ainda não começaram a cair… (estou escrevendo esse texto em 18/04/2020), então até que se prove o contrário, vamos ter que começar a reconsiderar nossas práticas diárias, nossas filosofias, nossos projetos e desejos.


Mas teremos que considerar olhar para o coletivo.


Então, mande uma mensagem para o seu dentista… Mande uma mensagem para o seu médico, para a vendinha da esquina, para a casa de caridade, para a moça que limpava sua casa antes, para a cabeleireira, para a manicure, o motorista de uber que você conhece… Para quem você conhece e precisou fechar a porta…


Pelo menos para mandar um bom dia e perguntar se ele está bem, se ele precisa de algo também…


Estranho né?


A gente supõe que essas pessoas vão se virar, e tenho certeza que vão…


Mas mandar um oi e saber como estão não custa nada.


E se puder, tente se organizar para ajudar eles… Não por caridade, mas por que são profissionais que tiveram seus negócios atingidos pelo que acontece atualmente e que no futuro, você voltará a procurar.


Mas se a gente não cuidar de todo mundo, pode ser que você tenha que considerar outros lugares para consumir o que você consumia no passado, porque ele não vai dar conta de manter o seu negócio.


Então faz o teu pequeno, porque assim, todo mundo fica grande…


Cuida de sua família, cuida da sua rede de relacionamento e de todos os que fazem sua vida ficar um pouco mais fácil.


Obs. Tenho certeza absoluta que esse texto não recobre a grandiosidade de tudo o que está acontecendo, então, se ele tocou seu coração para ir além, faça o que for a tua verdade e o que sua alma pede. Cuide de quem precisa de cuidados!


*** No momento todos os atendimentos estão sendo realizados através de videochamada ***

Categorias

Tags

Observação:

Todo o conteúdo deste blog é de minha autoria.

Ele tem o objetivo de informação e reflexão e não substitui o processo psicoterapêutico.
 

Caso queira publicar algum texto do blog, peço por gentileza mencionar a autoria e me encaminhar um link para que eu também possa acompanhar a publicação.

Receba as novidades
do blog! 

Obrigado pelo envio!

bottom of page