top of page
Buscar

Constelação Familiar – Buscando uma nova recolocação profissional

Atualizado: 14 de abr. de 2021


Este texto faz parte de uma série de textos que irá explicar um pouco como uma Constelação Familiar Individual é realizada.


Cliente procura constelação para lidar com dificuldades relacionadas à esfera profissional.


Refere estar com dificuldade para conseguir uma recolocação profissional e veio buscar na constelação um melhor entendimento sobre o que pode estar influenciando.


Solicito ao cliente que me conte sobre sua trajetória profissional.


Depois de compreender um pouco mais a sua história, iniciamos a constelação familiar individual com bonecos.


Peço para ele escolher um boneco para representar ele e outro boneco para representar a última empresa em que ele trabalhou.


A própria escolha dos bonecos já traz informações sobre como será o movimento da constelação.


O sistema demonstra que existe um problema entre o cliente e a empresa anterior, porém com uma inversão de papéis. Ele teve problemas com um ex gestor, com o qual carregava ressentimentos até os dias atuais.


Fazemos alguns movimentos e algumas frases são empregadas neste processo de maneira que ele reconheça que a empresa não lhe fez nada.


Colocamos cada um deles em seus devidos lugares, de maneira a também colocar a empresa no lugar dela.


Para ampliar a perspectiva deste movimento, peço que ele escolha outros bonecos para representar as empresas anteriores, de maneira a colocarmos toda a vida profissional dele e reverenciarmos cada uma das histórias, cada uma das experiências, cada um destes lugares que em maior ou menor grau lhe trouxeram conhecimento, sabedoria, dinheiro e experiência e o profissional que hoje ele é, existe por conta de toda essa trajetória.


No final, reequilibramos a sua história profissional de maneira que ele pudesse reconhecer também o seu lugar como colaborador em cada uma dessas empresas, deixando de lado ressentimentos ou cobranças em relação ao que ele considerava que havia feito a mais e as empresas de menos a ele.


Depois, coloquei um novo boneco para ele informar o que sentia. Referiu sentir uma atração em relação ao novo boneco, porém com um pouquinho de receio. Algumas novas frases foram empregadas e informei que o novo boneco significava a possibilidade de uma nova oportunidade profissional.


Encerramos a constelação.


Obs: Lembrando que a Constelação Familiar não tem intenção de curar ou “livrar” ninguém de seus problemas ou questões, ela tem por objetivo trazer a luz ao problema, e permitir que o constelado pense a respeito e tome as decisões que melhor lhe convirem a partir deste processo.



Categorias

Tags

Observação:

Todo o conteúdo deste blog é de minha autoria.

Ele tem o objetivo de informação e reflexão e não substitui o processo psicoterapêutico.
 

Caso queira publicar algum texto do blog, peço por gentileza mencionar a autoria e me encaminhar um link para que eu também possa acompanhar a publicação.

Receba as novidades
do blog! 

Obrigado pelo envio!

bottom of page