top of page
Buscar

Constelação Familiar é a Cloroquina das terapias?


Esses dias, algumas pessoas me mandaram posts referente a críticas sobre Constelação Familiar.


Pensei a respeito, pois já tinha ouvido esse tipo de comentário pessoalmente.


E opinião é uma coisa que cada um tem a sua e isso é maravilhoso!


Porém, as pessoas perdem a mão e começam a falar coisas por repetição ou por terem ouvido alguma pessoa falar e vão replicando a informação.


Vocês já brincaram de telefone sem fio? - A dinâmica é a mesma e quando vamos ver, o que chegou no final não tem nada a ver com o que foi dito no inicio.


As constelações familiares são mais um método que está a serviço da vida para ajudar pessoas com suas questões pessoais.


Existem tantas outras e com certeza todas recebem críticas.


Eu sou psicóloga e nem por isso vou ficar falando mal de outros trabalhos.


Sabe por que? - Porque simplesmente eu entendo que tudo vem para ajudar.

Eu não tenho medo de outros psicólogos e terapeutas, porque vejo eles como parceiros de trabalho, como ajudantes, e quanto mais gente ajudando esse mundo, melhor!!!


Tem gente que trabalha com Reiki, Tarot, Thetahealing, Barras de Access, Cromoterapia, Florais, Xamanismo, e tantas outras coisas...


E o que elas tem em comum? - Todas estão a serviço para ajudar!!!


Algumas pessoas falam que o Bert Hellinger apoiava Hitler... Que a constelação pede para perdoar uma pessoa que estuprou outra, que ele pede para vitima se submeter ao agressor.

Cara... é sério? De verdade? - Se você tem alguma dúvida, leia a biografia dele, que ele escreveu em vida, e tire suas conclusões. Ele mesmo disse que foi muito mal interpretado e pagou o preço por isso.


E outra coisa, se você for a uma constelação e mandarem você perdoar alguém... se você puder, vai embora, porque constelação familiar nenhuma faz isso. Até porque essa não é uma palavra usada neste tipo de atendimento.


Essa discussão é a mesma coisa que dizer que psicólogo é melhor que coaching; que psiquiatra é melhor que psicólogo, que esquerda é melhor que direita, que o dia é melhor do que a noite...


Sei que peguei pesado, mas para pensar a respeito... não tem... Simplesmente não tem melhor!


Se você não gosta de constelação familiar, perfeito! Direito seu!

Se você não gosta de psicólogo, perfeito! Direito seu!

Se você não gosta de nada... perfeito... Direito seu!


Então vai procurar o que te faz feliz e viver em paz. E cuide-se! Pois perder tempo criticando os outros para mim é falta de ter o que fazer.


Marilice Everton Zanato

Categorias

Tags

Observação:

Todo o conteúdo deste blog é de minha autoria.

Ele tem o objetivo de informação e reflexão e não substitui o processo psicoterapêutico.
 

Caso queira publicar algum texto do blog, peço por gentileza mencionar a autoria e me encaminhar um link para que eu também possa acompanhar a publicação.

Receba as novidades
do blog! 

Obrigado pelo envio!

bottom of page