top of page
Buscar

Dica de investimentos: Dê o seu melhor que isso volta para você


Uma das coisas que mais ouço no consultório é: como é difícil arrumar tempo para cuidar da gente.


Na loucura do dia a dia, nos dedicamos a familia, ao trabalho, as responsabilidades da casa, e tá tudo certo, pois faz parte da vida de adultos (Ser adulto também tem a parte legal rs...)


Mas quando é a nossa vez, parece que passamos batido, deixamos essa lacuna aberta na nossa agenda de compromisso pessoal.


E pior... tem gente que até consegue "reservar" um tempinho para si mesmo, mas ao menor dos problemas, "cancela" o compromisso e se coloca a disposição para ajudar ou acudir outra pessoa ou problema.


Isso começa de muito cedo, quando a gente ouve desde criança que tem que se comportar (e isso tá certíssimo mãe!), tem que respeitar o próximo, não pode deixar o outro triste (por exemplo quando um parente chega e você obriga a criança a ser simpática ou beijar uma pessoa que ela não tá com a mínima vontade de fazer), somos ensinados, nos esforçarmos para agradar o outro, mas são poucas as vezes que eu ouço os pacientes dizerem que foram ensinados a se colocarem em primeiro lugar.

Até porque nossa sociedade não valoriza quem se coloca em primeiro lugar, pois isso não é visto com bons olhos, pode soar como "arrogância", "egoísmo" ou "prepotência".


Mas gente! - tem limite, né?


Eu me colocar em primeiro lugar mostra o quanto eu me respeito, me valorizo, me amo e quero o melhor para mim, da mesma maneira que eu poderia desejar e fazer para / pelo outro.


Quando eu faço isso, eu demonstro limites claros para as outras pessoas, deixando claro que ela vai ter que fazer muito me tirar do meu centro, da minha verdade e da minha essência.


Quando eu me respeito, eu sei quem eu sou, sei dos meus valores e com certeza, também vou começar a perceber as relações que são nutritivas e querem exatamente o que eu tenho para oferecer e não vão me explorar ou exigir o que eu não posso ou não quero dar.


Recadinho Gratiluz: Não se cuide na medida do possível... se cuide da melhor maneira que vc puder! Pois a vida que merece todo o cuidado e atenção é a sua... se você se cuidar de qualquer jeito, o universo (a vida, as pessoas, sua familia, seu namorado ou namorada, o padeiro... a lista pode ser infinita) vai entender que tem que fazer o mesmo com você... Ok?


Então, a partir de hoje: eu me amo e vou me colocar no lugar mais importante da minha vida!


Marilice Everton Zanato

Psicologia e Constelação Familiar

Contato: 11-9-6989-0331





Categorias

Tags

Observação:

Todo o conteúdo deste blog é de minha autoria.

Ele tem o objetivo de informação e reflexão e não substitui o processo psicoterapêutico.
 

Caso queira publicar algum texto do blog, peço por gentileza mencionar a autoria e me encaminhar um link para que eu também possa acompanhar a publicação.

Receba as novidades
do blog! 

Obrigado pelo envio!

bottom of page