Sobre ter uma vida perfeita...
Hoje eu estava fazendo um atendimento e o paciente estava muito triste e pensativo.
A reflexão levou a um momento com a seguinte fala: "Eu só queria que minha vida fosse perfeita".
Eu perguntei "Quem você conhece que tem essa vida perfeita?"
E a resposta: Você.
(Ai caramba.... )
Com certeza fiquei meia hora com olhar de espanto encarando o paciente e pensando, putz... como assim? Você tá maluco? (Não falei nada disso, é claro...) Mas pensei tanta coisa e a gente continuou a sessão falando um pouco mais sobre isso e outros aspectos.
Masssssss....
Fiquei pensando sobre esse atendimento e que idéia as pessoas fazem sobre perfeição.
Talvez, o que ele tenha entendido é que pode ser que eu tenha mais facilidade para lidar com algumas questões, o que é verdade. Mas com certeza ele sabe lidar com outras situações que eu não consigo nem imaginar.
E essa é a maravilha da vida.
Todo mundo tem dentro de sí a capacidade para fazer as coisas acontecerem e levarem a vida que elas bem entenderem.
Mas isso só pode acontecer, quando a gente tem a coragem de mandar o mundo dar uma volta, a opinião maldosa de algumas pessoas a m.... Pessoas negativa ou mal resolvidas que querem dar o palpite não solicitado delas... esse a gente também manda a m...
O ponto central aqui é ter a coragem de tomar a nossa vida e fazer muito bom uso dela, e assumir a responsabilidade pelo que pode dar certo mas também pelo que pode dar errado.
E TUDO BEM!
Porque tem coisa que dá certo e tem coisa que não e a gente recua, analisa e faz de outro jeito ou faz outra coisa, mas o importante é continuar vivendo, tentando, experimentando...
E tirar o foco do olhar dos outros, porque ele não sabe o que acontece dentro de você e muito menos o que é bom ou não para você.
Ele pode até falar algo, mas da experiência, perspectiva e olhar dele. Então serve para ele, quem disse que tem que servir para você?
Agora se você vai pedir a opinião de alguém que teve sucesso naquela determinada situação e busca a orientação dela para somar, agregar no que você está se propondo a fazer, ai a cena muda de posição e isso sim é super válido, pois ela pode te poupar algum tempo de acertos e erros.
E a gente vai experimentando, acertando e errando e com base nisso as coisas vão se ajustando, se encaixando, se aprumando e do nosso jeito: ficando perfeitas.
Então, meu convite é olhar a você e sua vida com mais carinho e respeito. E ver no que você é bom e tem facilidade para resolver ou lidar. Esse é seu estado de perfeição e de grandeza e isso deve ser honrado e reverenciado.
Nunca se esqueça: A perfeição começa na gente!
Marilice Everton Zanato
Psicóloga e Facilitadora de Constelação Familiar
www.marilicezanato.com.br
Comments