top of page
Buscar

Uma questão sobre Constelação Familiar – Ela não é Oráculo

Atualizado: 14 de abr. de 2021


Algumas pessoas procuram o atendimento em Constelação Familiar, pois estão em busca de ajuda ou necessidade de compreender um determinado aspecto de sua vida que pode estar atrapalhando alguma coisa.


Um dia desses, eu um atendimento, depois de explicar o método, e suas possibilidades de ação, a questão que a pessoa tinha intenção de constelar era saber como um determinado aspecto da sua vida iria ser no ano de 2018, assim como se teria sucesso ou não.


Mas essa não foi a primeira vez que isso aconteceu.


Outras pessoas procuram a Constelação para saber algo sobre o seu futuro, e deixo claro aqui que a Constelação não dá conta dessas informações e muito menos esse é o objetivo ou condição de existência dela.


Existem profissionais que trabalham com previsão e utilizam recursos para fazer esse tipo de trabalho, mas não a Constelação.


Ela está a serviço de questões que querem ser vistas ou até “resolvidas” pelo cliente que procura esse método.


A Constelação Familiar pode trazer uma nova consciência e entendimento, assim como “desfazer” nós em nosso sistema familiar, em relação a nossa vida e a de nossos ancestrais.


Ela diz respeito a vida que se apresenta hoje, e toda a força do sistema familiar que veio antes de nós e nos permite estar aqui hoje.


Mas ela não fala de futuro, não no futuro como previsão, mas sim como possibilidade a partir do momento que uma questão é Constelada e vista pelo cliente, e não porque a Constelação tem o poder de mudar o futuro de alguém, mas sim porque o cliente se apropriou do movimento, da nova informação que a Constelação trouxe e a partir disso ele toma uma nova consciência, conhecimento, entendimento e uma nova sabedoria se apresenta e se assim for permitido, ele avança para novas possibilidades e caminhos que estão a disposição.


Outro fator importante de ser ressaltado, aqui em São Paulo, O Conselho Regional de Psicologia permite que esse método seja utilizado por Psicólogos, pois entende tratar-se de um método. Caso fosse tratado ou considerado oráculo, jamais seria validado pelo Conselho, uma vez que não trabalhamos desta maneira.


Então, se o seu desejo é se apropriar, se responsabilizar e dar passos rumo a novas perspectivas e possibilidades em sua vida, porque você considera que algo pode ser feito para melhorar alguma questão, acredito que a Constelação pode estar a serviço desse desejo como real e tangível.

Categorias

Tags

Observação:

Todo o conteúdo deste blog é de minha autoria.

Ele tem o objetivo de informação e reflexão e não substitui o processo psicoterapêutico.
 

Caso queira publicar algum texto do blog, peço por gentileza mencionar a autoria e me encaminhar um link para que eu também possa acompanhar a publicação.

Receba as novidades
do blog! 

Obrigado pelo envio!

bottom of page