top of page
Buscar

Você sabe ouvir não?

Atualizado: 13 de abr. de 2021


Quantos de nós temos a habilidade de responder verdadeiramente com a palavra não, quando realmente não estamos interessados ou reconhecemos que determinada coisa não nos fará bem?


Sei que muitas pessoas tem dificuldade para lidar com a possibilidade de deixar outras pessoas magoadas ou se sentindo mal com a nossa colocação.


E isso requer intenção, esforço e persistência, até que possamos reconhecer que falar não é possível e libertador.


Mas, em contrapartida, no oposto do falar não existe o ouvir não.


E percebo que muitas pessoas não conseguem ouvir a palavra não.


Me parece que acabam projetando suas decepções, dificuldades ou resistências no outro e considerando que ele deve ser a pessoa que lhe dará tudo o que ele deseja. Porém a realidade não é exatamente isso.


É importantíssimo saber reconhecer o espaço que cada pessoa ocupa na dinâmica das relações.


Quando uma pessoa diz não, é necessário avaliar o que está por trás deste não.


E avaliar, porque aquela palavra ao ser ouvida por nós é capaz de despertar tanto mal estar e algumas vezes até ódio ou sentimentos mais primitivos.


É importante aprender a lidar com nosso lado mais imaturo e admitir que existe algo em muitos de nós que é ainda infantil e precisa aprender a lidar com as frustrações e diferenças que acontecem no mundo, ou a vida fica mais pesada, difícil e pode até se tornar uma luta diária.


Aprenda a falar não, aprenda a ouvir não, mas o mais importante: aprenda por você mesmo a fazer uma vida mais leve e feliz.


Siga os seus passos e no momento certo, você perceberá que no final das contas, ouvir e falar não, é só uma questão de percepção e ponto de vista.


Boa semana!

Categorias

Tags

Observação:

Todo o conteúdo deste blog é de minha autoria.

Ele tem o objetivo de informação e reflexão e não substitui o processo psicoterapêutico.
 

Caso queira publicar algum texto do blog, peço por gentileza mencionar a autoria e me encaminhar um link para que eu também possa acompanhar a publicação.

Receba as novidades
do blog! 

Obrigado pelo envio!

bottom of page