top of page
Buscar

Procurar emprego em tempos de crise

Atualizado: 13 de abr. de 2021

Atualmente ao ligarmos a televisão ou acessarmos a internet, as principais notícias que encontramos tratam do cenário econômico atual e o desemprego.


Caso esta seja a sua situação, isso não é o fim do mundo. Mas disciplina e persistência são fundamentais para manter-se centrado e buscar novos objetivos e resultados.


Algumas estratégias precisam ser adotadas para que você consiga se reorganizar e buscar novas oportunidades neste cenário atual.


Currículo: Manter um currículo atualizado e com informações organizadas é o começo para iniciar esta busca por uma nova oportunidade de emprego. Não se esqueça de verificar se as informações estão corretas e atente-se ao português. Existem empresas que descartam candidatos por este motivo.


Divulgação: Divulgar o seu currículo para as empresas que estão buscando profissionais é o segundo passo. Existem diversos sites gratuitos em que o candidato pode divulgar seu currículo e são bem conhecidos. Dois que posso indicar são: vagas.com e Linkedin. Alem disso, pode até ser que o facebook ajude nesta busca, uma vez que existem diversos grupo oferecendo oportunidades de emprego.


Pesquise empresas: Sabe aquela empresa que você sempre quis trabalhar? Aproveite para encaminhar seu currículo para ela.


Contatos: Como as pessoas e as empresas saberão que você está procurando um novo emprego, se você não as informar? Fale com seus amigos, colegas, parentes, colegas e ex colegas de trabalho. Neste caso é sempre bom manter os contatos.


Controle / Organização: Faça um acompanhamento e controle das empresas para onde você já encaminhou o seu currículo, para que você possa otimizar o seu tempo e buscar novas empresas e oportunidades.


Novos conhecimentos: Aproveite o seu tempo disponível para buscar novos conhecimentos. Um curso online gratuito ou através de instituições que oferecem cursos livres pode ser uma excelente oportunidade para melhorar seus conhecimentos e deixar o seu currículo mais interessante para o empregador.


Disciplina: Quando você estava trabalhando você tinha uma rotina a seguir, correto? Agora não deve ser diferente. Monte uma rotina de horários e programas a serem seguidos para que você não perca o foco e a organização para buscar um novo emprego.


Foco e possibilidades: O que você fazia no seu último emprego? Você deseja continuar trabalhando com isso? Caso positivo, procure as oportunidades para que isso possa ser alcançado.

Está pensando em mudar a sua área de atuação ou carreira? O que você sabe sobre essa nova profissão ou posição? Quais conhecimento são necessários para isso acontecer? Reflita e busque novas possibilidades.


Mudanças: Caso o mercado não esteja tão favorável para sua área de formação ou profissão, quais são as outras possibilidades que o seu conhecimento lhe permite seguir? O que mais você sabe fazer? O que mais você gostaria de fazer? Tente pensar de uma maneira diferente para atingir novos objetivos.


Em muitas situações pode ser necessário buscar novas direções, repensar a questão da remuneração ou até mesmo aspectos que você não consideraria anteriormente, mas acima de tudo, respeito os seus valores, o que você acredita ser correto e irá lhe agregar conhecimento, valor e lhe tornar uma pessoa e um profissional melhor.

Categorias

Tags

Observação:

Todo o conteúdo deste blog é de minha autoria.

Ele tem o objetivo de informação e reflexão e não substitui o processo psicoterapêutico.
 

Caso queira publicar algum texto do blog, peço por gentileza mencionar a autoria e me encaminhar um link para que eu também possa acompanhar a publicação.

Receba as novidades
do blog! 

Obrigado pelo envio!

bottom of page